Assim como outros projetos estudantis da SAE (Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade), a equipe Fênix estava no aguardo do regulamento 2011 para poder adequar e finalizar seu projeto. Tradicionalmente a SAE divulgava as normas somente no mês de fevereiro, porém os trabalhos começaram mais cedo do que usualmente.
Os alunos planejavam realizar um pré projeto de 3 aeronaves para que quando o novo regulamento fosse divulgado pudessem escolher qual delas se adequaria melhor às novas exigências, mas como dessa vez o novo desafio foi lançado em dezembro, consequentemente se tornou inviável a realização de 3 pré projetos, com isso a equipe se reuniu para realizar análises, discutir pontuações e lançar idéias em um brainstorming para que se entrasse num consenso de projeto.
Confira algumas mudanças em relação às competições anteriores:
- A decolagem, agora deverá ser feita em 50 m. Antes tínhamos dois setores de decolagem, um com 30,5 m e outro com 61 m. Cada um fornecendo uma pontuação diferente.
- Existe a necessidade de içar o avião para verificar o centro de gravidade, para isso, é necessário existir no avião uma estrutura para içamento ou um ponto para "macaqueamento".
- A relação entre a carga carregada e o volume do bloco em que ela está contida necessita ser menor que 947,23 kg/m³.
-Existe uma pontuação diferenciada para pouso em 50, 75 ou 100 m.
Devido a essas mudanças o projeto desse ano tornou-se muito mais desafiador, exigindo um estudo maior a respeito de dispositivos hipersustentadores.
"No momento, a equipe Fênix Aerodesign se encontra com o projeto aerodinâmico praticamente pronto. Dentro de algumas semanas, o protótipo nº 1 deve estar voando e sendo analisado, para obtermos a confirmação se nossas premissas de projeto e o projeto aerodinâmico atendem aos pré-requisitos especificados!". Diz Marlus Bially, capitão da Equipe Fênix Aerodesign UFPR.



Nenhum comentário:
Postar um comentário