A competição consiste basicamente em formar equipes universitárias para gerenciar um veículo monoposto e seu desempenho em diversos autódromos brasileiros, sempre acompanhando a F3 Sudam, seguindo um regulamento de competição desenvolvido pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo). Como objetivos principais, o projeto visa aproximar os alunos deste ramo da engenharia, sendo através de contato direto com pistas, busca por negócios (patrocínios), análise, pesquisa e aplicação de conhecimento técnico no veículo (com as limitações do regulamento),etc. Também serve como categoria intermediária para pilotos em início de carreira, entre o kart e a F3.
Com prazos apertados, investimentos financeiros pessoais, muito trabalho e empenho, conseguimos então terminar o carro e funcioná-lo pela 1ª vez uma noite antes de embarcar para Londrina. Já no autódromo, tivemos a presença de 7 pilotos de várias cidades do Paraná para testar o bólido. Foi um sucesso, mesmo tendo a chuva como empecilho já na primeira volta realizada. Para este ano, o objetivo é de estruturação e desenvolvimento de equipamentos para uso da equipe nos dias de prova, como macacos hidráulicos, rampas com balanças independentes e outras ferramentas para que ano que vem possamos ir com tudo para a competição.
Vídeo editado por Rodrigo Doetzer (o Dodo), da etapa de Londrina.
Outras equipes, no Mato Grosso, Rio de Janeiro e Brasília, já montaram seus carros e estão somente aguardando, como nós, o sinal verde dos organizadores para por o carro na pista!
Um abraço e até mais!
João Rodrigo D. Lopes
UFPR Fórmula
Um comentário:
mas e ai queria saber como vai ser o formula esse ano. vai abrir processo seletivo? como vai ser?
Postar um comentário